quarta-feira, 7 de abril de 2010

Tipos de Pesquisa de Campo

1- Qualitativa: A observação direta e intensiva, que possui a observação sistemática e assistemática, participante, não-participante, individual, em equipe, em laboratório, na realidade. As entrevistas estruturadas, não estruturadas, focalizadas, clínicas, não dirigidas, em painel.

2- Quantitativa: A observação direta extensiva, realizada através de aplicação de questionários e/ou formulários.

3- Experimental: A pesquisa experimental é o método de investigação que envolve a manipulação de tratamentos na tentativa de estabelecer relações de causa-efeito nas variáveis investigadas. A variável independente é manipulada para julgar seu efeito sobre uma variável dependente. A relação de causa-efeito não pode ser estabelecida através de técnicas estatísticas, mas somente pela aplicação de pensamento lógico para experimentos bem delineados. O processo lógico estabelece que nenhuma outra explicação razoável pode existir para as mudanças na variável dependente exceto a manipulação da variável independente

2 comentários:

  1. só conhecia os os dois primeiros, muito bom ter abrido essa página pois conheci o terceiro tipo de pesquisa de campo.
    grata

    ResponderExcluir